Logo Empregos em Brasília

Menu

Blog

23/5/2013

As vantagens e os direitos de quem trabalha à distância

O advogado Gleibe Pretti, autor do livro O Novo Aviso Prévio, da editora Elsevier, explicou quais são os direitos desse profissional

As vantagens e os direitos de quem trabalha à distância ( empregos em brasilia )

É muito comum profissionais, mesmo longe do trabalho e fora do expediente, resolver questões e responder e-mails relativos à empresa em que atuam.

De acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), não há distinção entre trabalho no escritório ou em casa, por exemplo. O funcionário registrado, nesse caso, tem os mesmos direitos que os demais.

A lei foi criada com o objetivo de acompanhar as inovações tecnológicas. O controle das horas e a supervisão do trabalho podem ser feitos por meios eletrônicos, como, por exemplo, leitor de impressão digital.

O advogado Gleibe Pretti, autor do livro O Novo Aviso Prévio, da editora Elsevier, explicou quais são os direitos desse profissional. “Conforme o artigo 6º da CLT, o chamado teletrabalho garante os mesmos direitos que o trabalho presencial”, afirmou. Gleibe explicou que, quando um colaborador responde um e-mail fora do expediente, por exemplo, pode ser definido como hora extra, caso o empregador tenha controle de horas. “O funcionário deve estar logado, nesse caso”, disse.

O especialista também afirmou que, quando o funcionário fica 24 horas conectado à empresa, fica menos produtivo. “Nesse caso, não há condições de trabalho. O funcionário pode até mesmo pedir uma indenização”, explicou. Para Gleibe, o trabalho à distância possui diversas vantagens para as empresas. “Os gastos com locomoção diminuem e a relação fica mais profissional”, pontuou.

fonte: Administradores

»
Empresa? Anuncie sua vaga aqui.